Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

domingo, 20 de março de 2011

Passeios com o Património

"Águas de Lisboa"

 Que aquedutos abasteceram Lisboa? Onde ficam as barragens e as fontes que abasteciam Lisboa? Como se levava a água antes da grandiosa obra do Marquês?

Até chegar a Lisboa, a água que abastecia a cidade vinha de longe. Percorria os campos, os montes, passava por entre os povoados e chegava à cidade, onde era guardada com os cuidados de um bem precioso.
Mil e quatrocentos anos antes da obra pombalina que ainda hoje marca a paisagem da cidade, os romanos construíram um aqueduto até Olissipo e uma barragem mesmo às portas da urbe, que ainda hoje permanece, escondida por entre estradas e vegetação, ignorada hoje, mas aproveitada por um homem - o Marquês de Pombal - que lhes seguiu o rasto e trouxe de novo a água que permitiu que a cidade crescesse salubre.
Um itinerário por entre a frescura dos poços, dos reservatórios e das fontes onde nascia a vida.
Data: 09/04/11
Locais: Caneças, Belas, Campolide, Amoreiras, Príncipe Real.
Condições: a viagem ocorrerá em viatura própria.
Duração: 10h00-15h00, inclui almoço típico
Preço: 40 euros / 30 euros para grupos superiores a quatro pessoas / 20 euros para criança até 8 anos.
Inscrições
geral@iipatrimonio.org
  
  Para se inscrever só tem que preencher o formulário que encontra no site www.iipatrimonio.org e remeter para geral@iipatrimonio.org

Para qualquer esclarecimento contacte o Instituto Ibérico do Património,
Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1,
1950-218 Lisboa
Horário: das 14h00 às 18h00
Telefones: 210967349

Nenhum comentário:

Postar um comentário