Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quarta-feira, 7 de março de 2012

Blog Repensando Museus

(Re)pensar para melhorar nossas práticas
Repensar aquilo que fazemos é um pressuposto fundamental para mudarmos e melhorarmos permanentemente. Foi nesse sentido que criei, em dez/2010, o blog Repensando Museus – WWW.repensandomuseus.blogspot.com, hoje com 135 postagens, 174 seguidores e mais de 25990 acessos. A opção pelo gerúndio no título vem marcar a certeza de processo e provisoriedade na produção de conhecimento.
A ideia é que as postagens possam iluminar constantemente questões voltadas às práticas em espaços não-formais de educação, sobretudo aquelas relacionadas à comunicação dos museus e demais equipamentos culturais, mais particularmente, aspectos relativos à educação neles desenvolvida. Há também postagens de terceiros (guest-posts) e muitas fotos de museus de diversos lugares do mundo.

Para partilhar eventos, cursos, editais etc., nas áreas da cultura, educação e infância, foram criados o facebook Repensando Museus(hoje com 476 curtidores) – http://www.facebook.com/repensandomuseu, e o twitter Repensado Museu (sem S!) -http://www.twitter.com/repensandomuseu (hoje com 220 seguidores). Este micro-blog atua, principalmente, editando e repassando notícias de mais de 120 museus e espaços culturais espalhados pelo mundo. Ambos são editados por Ariane Azambuja. Para que ela possa divulgar suas novidades, remeta-as para repensandomuseus@gmail.com
Mas como atuo também no âmbito da educação formal, acabo de criar o blog Repensando Escolas – WWW.repensandoescolas.blogspot.com Nesse primeiro semestre ele estará mais voltado às questões sobre alfabetização/letramento, principalmente sobre o Ciclo da Alfabetização, por causa de uma consultoria que estou fazendo para o MEC/UNESCO. Além de postagens, o blog traz enquetes e dados diversos colhidos em questionários dirigidos a todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação – informações diversificadas e “saindo do forno”!
Espero contar com sua ajuda na divulgação desse trabalho, como seguidor(a) dos Blogs e do Twitter, e curtidor(a) do Facebook! Mas se você não quer mais receber notícias de todo esse repensar... basta escrever pedindo para retirar o seu endereço eletrônico domailing, ok?
Obrigada e até a próxima,
Maria Isabel Leite – Doutora em Educação (UNICAMP), com Pós-Doutorado em Arte-Educação, na área de Educação Museal (RoehamptonUniversity/Londres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário