Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Janeiro Divertido no Museu Casa da Hera


A última semana de janeiro terá uma intensa programação no Museu Casa da Hera, em Vassouras, com a 4a Edição do Férias no Museu. Entre os dias 27 e 31, das 14h às 16h, crianças e jovens até 12 anos terão atividades educativas gratuitas voltadas para eles com enfoque na criatividade e interação.

A semana começa na terça-feira, dia 27, com Brincadeiras de Antigamente, em que são resgatadas atividades como pião, amarelinha, corda e elástico, uma maneira de familiarizar a nova geração com as brincadeiras do passado.


Na quarta-feira acontece Contar e Brincar Histórias, atividade voltada para crianças até 7 anos, em que após a contação de histórias são desenvolvidas brincadeiras e atividades explorando os personagens e demais elementos da narrativa. 

Dia 29, quinta-feira, é dia de Cineclube para crianças até 12 anos, com exibição de animação com temática pedagógica e dinâmica após o filme. 

Sexta-feira, para os maiores de 6 anos, tem Laboratório de Brinquedos, em que os participantes criam novos brinquedos utilizando materiais alternativos, incentivando a consciência sobre reciclagem e reutilização de materiais.

No sábado acontece a prática de Slackline, esporte indicado para todas as idades que desenvolve a musculatura, equilíbrio e concentração. 

Para participar das atividades é necessário fazer inscrição por telefone ou email. Os acompanhantes podem ficar no local ou buscar os participantes no final. 

Além das atividades, a Chácara, a parte externa do Museu Casa da Hera, está aberta para visitação das 13 às 17 horas nos finais de semana e a partir das 10 horas nos dias de semana. Há também uma exposição de fotos sobre a história da casa e da família Teixeira Leite para quem quiser conhecer mais sobre o museu, que no momento encontra-se em reforma. 


Sobre o Museu Casa da Hera

O Museu Casa da Hera foi a casa urbana da família Teixeira Leite, uma das mais importantes no vale do Paraíba do Sul nas primeiras décadas do século XIX, durante o apogeu do café. A casa foi preservada pela filha, Eufrásia Teixeira Leite, que após a morte dos pais, deixou a casa trancada, com recomendação que deixassem-na intocada. Devido a essa exigência, a Casa foi preservada como era na época, aos moldes de uma construção do início do século XIX.

Eufrásia, por sua vez, tornou-se um símbolo de mulher progressista, foi para o exterior e lá destacou-se, sendo umas das primeiras mulheres brasileira a investir em finanças; multiplicou a riqueza da família e tornou-se uma das mulheres mais ricas e poderosas da época. O Museu Casa da Hera desperta a curiosidade de muitos à procura de parte da história da Eufrásia, que não deixou herdeiros mas encaminhou todos seus bens à filantropia.

Programação 4a Edição Férias no Museu 

Horário: Das 14 às 16h

As atividades são gratuitas

Inscrições devem ser feitas previamente por email: casadahera@museus.gov.br

ou telefone: (24) 2471-2930 | 2961 

Dia 27/01, Terça-feira

Brincadeiras de Antigamente

Faixa Etária: Até 12 anos

Dia 28/01, Quarta-feira

Contar e Brincar Histórias

Faixa Etária: Até 7 anos

Dia 29/01, Quinta-feira

Faixa Etária: Até 12 anos

Dia 30/01, Sexta-feira

Laboratório de Brinquedos

Faixa Etária: A partir de 6 anos

Dia 31/01, Sábado

Faixa Etária: Livre

Museu da Casa da Hera

End: Rua Dr. Fernandes Jr., 160, Centro, Vassouras, RJ

Telefone: (24) 2471-2930 | (24) 2471- 2961

Email: casadahera@museus.gov.br

www.casadahera.museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário