Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

RODA DE CONVERSA: Objetos Mediadores e Objetos Gerados em Museus




Que tal bater um papo sobre objetos mediadores e objetos geradores com educadoras(es) e educativos de outras instituições? 

Esse é o convite da REM-RJ para o mês de outubro!

Vamos nos juntar e compartilhar as nossas ações com esses objetos, nossas produções de/com/sobre eles, nossos entendimentos sobre esse tipo de mediação e outros tópicos afim? Será ótimo se vocês puderem trazer esses objetos e/ou essas experiências e compartilhar com os demais, para que possamos dialogar em torno desse tema. Para quem ainda não conhece o assunto, Inês Ferreira afirma, no artigo Objetos Mediadores em Museus, que objetos mediadores são aqueles "[...] objetos trazidos pelo visitante/participante ou disponibilizados pelo museu que não fazem parte da exposição, mas medeiam a relação do visitante/participante com os afetos ou temáticas" (2014, p.6), Francisco Régis Lopes Ramos diz, no artigo Objeto Gerador: Considerações Sobre o Museu e a Cultura Material no Ensino de História, que objeto gerador é aquele capaz de "[...] motivar reflexões sobre as tramas entre sujeito e objeto: perceber a vida dos objetos, entender e sentir que os objetos expressam traços culturais, que os objetos são criadores e criaturas do ser humano." (2016, p.73).

Esperamos vocês no dia 21 de outubro, às 14h, no Museu Histórico Nacional

Lembramos que todas, todos e todes, educadoras(es) e educativos, estão convidades para essa roda de conversa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário