Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás “Educação, Museus e Cidades”

De 2 a 5  de abril de 2013


Pelo quarto ano consecutivo a Rede de Educadores em Museus de Goiás realizará entre os dias 2 e 5 de abril de 2013 seu IV Seminário com o tema “Educação, Museus e Cidades”.
O tema e a data foram sugeridos e votados no II Encontro da REM Goiás promovido durante o ano de 2012. Este próximo seminário será direcionado particularmente à necessidade da preservação da memória urbana e do estreitamento da relação dos indivíduos, com os museus e demais instituições culturais da cidade, com o intuito de despertar o interesse, promover a reflexão e estimular a preservação da memória e do patrimônio cultural das cidades em que vivemos. Com a realização desse Seminário a REM-Goiás pretende dar visibilidade às ações de educação em museus que enfatizem a memória de cidades, propiciar novas leituras para uma melhor utilização e funcionalidade do espaço público e de suas instituições museológicas e assemelhadas, e incentivar e estimular novas ações nesse sentido, com a participação e envolvimento de todos que de alguma maneira se beneficiam destas instituições, seja como espaços de educação, de trabalho, lazer, esporte, ou simplesmente contato, aproximação e relacionamento. Os museus, as ruas, praças e todos os lugares de memória da cidade são também lugares de fruição, preservação, pesquisa e comunicação, que possibilitam rememorações, trocas, avaliações e compartilhamentos das inquietações do imaginário coletivo e das diferentes formas de apropriação do espaço público.

Convidamos a todos os interessados para submissão de trabalhos, conforme especificações a seguir.




CHAMADA PARA TRABALHOS
Os trabalhos a serem submetidos para apresentação no IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás (REM-GOIÁS): Educação, Museus e Cidades devem abordar reflexões e/ou experiências educativas realizadas em torno do tema e, preferencialmente, a partir de um dos subtemas a seguir, mas outros subtemas correlatos serão bem-vindos:
1 - Educação, Museologia e a “cidade educadora”
2 - Educação e lugares de memória das cidades
3 - Educação e patrimônio cultural urbano
4 – Temas em educação em museus

Os trabalhos submetidos serão avaliados por professores que compõem a comissão científica do evento. Cada trabalho será avaliado pelo menos por dois avaliadores diferentes e, em caso de empate no resultado da avaliação, um terceiro avaliador será acionado para o resultado final. A avaliação será cega, ou seja, os avaliadores não terão conhecimento acerca da identidade dos autores dos trabalhos sob avaliação.
Os dois formatos de apresentação são os seguintes:
a) Trabalhos para apresentação oral – Esses trabalhos deverão ser submetidos em formato de resumo expandido, seguindo as normas da ABNT. Caso sejam selecionadas, as comunicações serão ordenadas pelos subtemas relacionados acima em mesas temáticas.
b) Trabalhos sob a forma de pôster – Deverão ser submetidos em formato de resumo simples e apresentados no evento em formato de painel (90 x 120), em espaços específicos destinados a esse fim no âmbito do evento. Haverá no programa um horário especial para que os autores dialoguem com os participantes e apresentem seus trabalhos. A realização, impressão e transporte/entrega dos pôsteres será da inteira responsabilidade dos autores.
A partir dessa diferenciação, o critério de seleção a ser utilizado pelos avaliadores será o seguinte:
- inserção do tema do trabalho nas temáticas abordadas pelo evento;
- contribuição do trabalho para o desenvolvimento da ação educativa em museus
- correção, clareza e objetividade do texto;
- apresentação em cumprimento às normas da ABNT.

Com o resultado das avaliações, a comissão organizadora do evento irá compor as sessões, agrupando os trabalhos pelos subtemas especificados e poderá em alguns casos reavaliar algum trabalho, em caso de necessidade de decisão final.
Os trabalhos aprovados que excederem o espaço disponível para as sessões serão automaticamente selecionados para apresentação sob a forma de pôsteres.
Os resumos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nos Anais eletrônicos  do evento, a serem lançados durante o IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás: “Educação, Museu e Cidades”, ficando sua correção sob a total responsabilidade do(s) autor(es).
Público Alvo:
Funcionários de instituições museológicas e culturais, professores, gestores e alunos de escolas do ensino médio e fundamental do município de Goiânia, alunos e professores dos cursos de graduação em Museologia e áreas afins, bem como demais interessados.

Comissão Organizadora do Seminário:
            Profª Dra. Vânia Dolores Estevam de Oliveira - Presidente
            Profª Ms. Josiane Kunzler – Vice-Presidente
            Sâmela Magalhães – Secretária

Locais de realização:
            Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás – Palestras e mesas temáticas
            Museu da Imagem e Som de Goiás – visita técnica e inauguração da exposição “Ocupe o Museu (com) Memórias de Goiânia”

Contato através do e-mail: remgoias@gmail.com ou dos telefones (62) 8243-1642 – falar com Vânia / (62) 8268-6868 – falar com Josiane. 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

            Os resumos deverão ser enviados unicamente por via eletrônica para o endereço  seminarioremgo@gmail.com no período entre 28 de dezembro de 2012 e 10 de fevereiro de 2013, impreterivelmente até a meia-noite (horário oficial de Brasília).
Os resumos submetidos poderão ter até três autores, e um deles deverá estar previamente inscrito (conferir regras ao final) no IV Seminário da REM Goiás.
            A divulgação dos trabalhos selecionados para o IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás estará disponível a partir do dia 28 de fevereiro de 2013, exclusivamente no endereço www.remgoias.blogspot.com.
            O(s) autor(es) dos trabalhos selecionados assumem o compromisso de comparecer em data e horários previamente estabelecidos para a apresentação. Só receberão certificado os trabalhos que forem apresentados.
            Os trabalhos selecionados para apresentação na forma de Comunicação Oral terão 20 (vinte) minutos para apresentação e 10 (dez) minutos para debate, podendo ser utilizado o recurso audiovisual: data-show.
Os trabalhos selecionados para apresentação na forma de Pôster terão 10 (dez) minutos para apresentação e 05 (cinco) minutos para debate
            A utilização de qualquer outro tipo de recurso não previsto nestas normas será de inteira responsabilidade do(s) autor(es), que deverão se encarregar de trazê-lo e de instalá-lo corretamente, com prévia ciência da Comissão Organizadora, e sem ocasionar atraso nos horários estabelecidos para as apresentações.
            O resumo deve estar acompanhado do nome completo do autor, com seus dados para contato (telefone e e-mail), juntamente com a ficha de inscrição, disponível no bloghttp://remgoias.blogspot.com/, e o arquivo digital do comprovante de depósito do valor da inscrição.
            Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, cuja decisão será soberana. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão, que terá autonomia e poder decisório para solucionar qualquer imprevisto que porventura aconteça.
            Os participantes que oficialmente se inscreverem com trabalhos no IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás concordam em cumprir todas as normas aqui expressas e as determinações da Comissão Organizadora. Os trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores e a Comissão Científica não se responsabiliza pelas opiniões expressas.
            Cada participante poderá inscrever no máximo 2 (dois) trabalhos, sendo o máximo de  3 (três) autores e/ou co-autores por trabalho.

            FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
           
            A estrutura dos resumos deverá obedecer às normas descritas a seguir:
            O conteúdo do trabalho deverá estar em consonância com o tema do IV Seminário: “Educação, Museus e Cidades”
            O trabalho deverá ser digitado no editor de texto Microsoft Word, com extensão “doc”, com espaçamento entre linhas simples; margens: superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3 cm em tamanho de papel A4, sendo apenas uma lauda para cada resumo.
            O título deve estar na primeira linha da página, em posição centralizada com fonte Times New Roman, tamanho 15, em negrito, com todas as letras maiúsculas.
            Duas linhas abaixo do título deverão estar os nomes completos dos autores em alinhamento à direita, com fonte Times New Roman, tamanho 10, com a primeira letra de cada nome e sobrenome em maiúsculo e o restante em minúsculo, além do e-mail de cada autor.
            As palavras-chave deverão estar duas linhas abaixo do e-mail(s) do autor(es) com no mínimo 3 e no máximo 5 palavras referentes ao assunto.
            O resumo expandido deverá ter no mínimo 3 páginas e no máximo 8, com espaçamento simples em fonte Times New Roman 12.
            Deverão ser obedecidas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na sua última resolução para citações;
            Os resumos submetidos não deverão conter gráficos, tabelas ou imagens.
            Os resumos que não seguirem as normas aqui estabelecidas serão automaticamente desclassificados.
Os resumos não selecionados para apresentação oral durante as sessões temáticas, deverão ser apresentados como pôsteres em formato 90cm por 120cm, como porta-retrato, em horário específico durante o IV Seminário.

INSCRIÇÕES
         Taxas de inscrição e datas limite

Taxa de inscrição

Regulares
Estudantes
Acompanhante
até 10 de fevereiro de 2013
R$40,00
R$20,00
R$30,00
de 11 de fevereiro a 07 de março de 2013
R$45,00
R$25,00
R$35,00
de 08 a 22 de março de 2013
R$50,00
R$30,00
R$40,00
primeiro dia de evento
R$50,00
R$30,00
R$40,00

O pagamento da taxa de inscrição para submissão de resumos deverá ser realizada impreterivelmente até o dia 10 de fevereiro de 2013. Caso o trabalho inscrito não seja aceito, o autor será automaticamente inscrito como ouvinte. Em hipótese alguma haverá devolução do valor pago pela inscrição.
            Serão aceitas inscrições para ouvintes por meio da internet a partir do dia 28 de dezembro de 2012 até dia 22 de março de 2013. Após esta data os interessados deverão realizar sua inscrição no primeiro dia do evento, no ato do credenciamento.   
            O pagamento será feito unicamente por depósito identificado, somente durante o período de inscrições pela internet que será de 28 de dezembro de 2012 a 22 de março de 2013. Após esta data a inscrição e o pagamento serão feitos durante o credenciamento no primeiro dia do IV Seminário da REM-Goiás.
            Atenção: Só serão aceitos depósitos/transferências bancários identificados efetuados nos caixas eletrônicos ou na boca do caixa, ou seja, com o CPF do INSCRITO no evento. Guarde consigo o comprovante do depósito, que deverá ser apresentado no momento do credenciamento.
Não serão aceitos depósitos feitos por envelope.
            Sua inscrição deverá ser informada pelo e-mail seminarioremgo@gmail.com, por meio da ficha de inscrição e o envio do comprovante de pagamento digitalizado em arquivo no formato jpg. O número de CPF e/ou nome deverá ser o mesmo indicado na ficha de inscrição e no comprovante de depósito.

Siga a REM Goiás na web
Facebook: Rem Goiás
Twitter: www.twitter/remgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário