Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O MUSEU DE ARTE RELIGIOSA E TRADICIONAL NA IV SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO

  
     A Semana Fluminense do Patrimônio é um evento organizado por inúmeras instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio. Acontece anualmente por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto), e este ano, em sua quarta edição, tem como tema principal as grandes intervenções: a preservação do patrimônio diante dos impactos advindos da realização de intervenções no território e de grandes eventos.


            O Museu de Arte Religiosa e Tradicional, como polo difusor da cultura local e enquanto instituição que promove a valorização do patrimônio cultural da região, participa da IV Semana Fluminense do Patrimônio com atividades voltadas para o público escolar.

            O Mart irá promover, no dia 28 de agosto de 2014, a partir das 15:30h, na Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo, o projeto educativo “O Mart em conexão permanente com as escolas”, pelo qual busca estar em conexão permanente com as escolas da cidadeatravés da exibição do seu filme institucional e da entrega de jogos educativos, mostrando um pouco de seu acervo e da história do antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, estimulando o hábito de visitar museus e evidenciando sua importância para a educação. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar o Museu às escolas, já que se encontra fechado para visitação pública devido a obras de infraestrutura.

            Além disso, o Mart promoverá apresentação de capoeira, com o Grupo Vozes D’África (Mestre Pingo): a capoeira, que já foi considerada prática criminosa no passado, atualmente é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, tendo sido o oficio dos Mestres registrado no Livro dos Saberes e a roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão, desde 2008.
           
            O público-alvo são os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo, localizada na Rua Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, n. 95, Passagem, Cabo Frio.

            Informações podem ser obtidas junto à Divisão Educativa do Museu de Arte Religiosa e Tradicional, através do telefone (22) 2646-7340 ou do e-mail mart@museus.gov.br.


            Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário