Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CARTA MANIFESTO – COREM 1R


"Prezados Profissionais Museólogos e Instituições Museológicas

Neste 18 de Novembro, Dia do Museólogo, o Conselho Regional de Museologia 1ª Região convoca V.Sª. para em conjunto refletir os processos que vêm sendo desencadeados no âmbito da museologia brasileira, visando contribuir para o fortalecimento das ações e a valorização dos profissionais e das Instituições Museológicas no cenário cultural do nosso país. 


No século XX o país tinha 02 (dois) cursos de graduação em Museologia. O primeiro criado na década de 30, no Rio de Janeiro e o da Bahia criado no ano de 1970. A profissão só foi regulamentada no ano de 1984 e teve seu decreto publicado em 1985, depois de um grande movimento de profissionais e estudantes espalhados pelo Brasil.

Na década de 1990, a área museológica vivenciou um momento de desmotivação e baixa estima, devido à falta de contratação por parte do mercado, que não absorvia estudantes e profissionais museólogos, para atuarem nas Instituições. Estas vagas eram preenchidas por outros profissionais das mais diversas áreas do conhecimento que desempenhavam funções técnicas e de gerenciais.

Em 2003, com a Política Nacional de Museus, a sociedade museológica abraçou um projeto político para realinhar as ações e os pressupostos teóricos e metodológicos para área no Brasil. Neste contexto, diferentes atores participaram dessa mobilização democrática e voluntária, possibilitando ao país novas perspectivas de crescimento e amadurecimento para os espaços culturais.

Surgem desta motivação a criação do Departamento de Museus – DEMU – 2004, hoje Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, editais específicos para área; abertura de mercado de trabalho; documentos organizados pela comunidade museológica para aperfeiçoamento dos Museus e da Museologia; surgimento de mais empresas privadas na área de Museologia; concursos públicos para Museólogos em municípios, estados e governo federal, exigindo a inscrição nos Conselhos Regionais de Museologia; criação de novos cursos de Museologia de graduação, 03 Cursos de Mestrados (RJ e SP) e 01 Curso de Doutorado (RJ); criação de revistas especializadas sobre Museologia (Musas, Jovem Museologia, Museologia Hoje etc.), aumento considerável de novas inscrições nos Conselho de Classe, dentre outras ações.

Passados 10 anos de ações concretas, envolvendo instituições e profissionais de diferentes partes do Brasil e do mundo, percebemos que avançamos. Entretanto, ainda falta muito para dignificar os Profissionais Museólogos, pois, ainda constatamos em algumas instituições atos de desrespeito, baixos salários, gestores alheios, insensíveis e sem o mínimo de conhecimento técnico para a área dos museus, ausência de programas para aperfeiçoamento lato e stritu senso para nós profissionais.

Assim, nossa comemoração ao DIA 18 de DEZEMBRO, DIA DO MUSEÓLOGO, será diferente. Utilizaremos o dia para protestar oficialmente e chamarmos todos à luta. Iniciaremos as mobilizações com o DEZEMBRO VERMELHO, momento em que usaremos um laço vermelho na semana de 16 a 20 de dezembro e outras ações semestrais em 2014, para que a sociedade perceba o quanto estamos insatisfeitos com algumas gestões públicas e privadas que não reconhecem o valor do profissional museólogo, como um profissional com grande importância para preservação da memória e identidade deste país.

Logo, o COREM 1R convida todos os Profissionais Museólogos para a mobilização por melhores Salários em 2014. Momento propício, pois, comemoraremos 30 anos de regulamentação da nossa profissão, oportunidade para coletivamente articularmos ações em prol de melhorias salariais, capacitação, respeito dentro das instituições em que atuamos e valorização de nossas ações frente aos patrimônios culturais materiais e imateriais.

Finalizamos agradecendo a todos pelo envolvimento com este Conselho. Ressaltamos que ainda há muitas batalhas a serem travadas para que possamos desarticular ações oriundas das mentalidades obsoletas de alguns gestores, mas, somente com senso de companheirismo, comprometimento, profissionalismo e muita disposição conseguiremos um futuro digno para nós e para nossas famílias.

Cordialmente.

Equipe do COREM 1R:
Antonio Marcos de Oliveira Passos - Presidente do COREM 1ª Região
Bartolimara Souza Daltron – Vice-Presidente
Rosangela Karine Esteves – 1ª Secretária
Osvaldina Cezar Soares – 2ª Secretária
Raimundo Cova Figueiredo – Tesoureiro
Joana Angélica Flores Silva – Rep. COREM/COFEM
Maíra Dias – Rep. COREM/COFEM"

Nenhum comentário:

Postar um comentário