Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

terça-feira, 3 de maio de 2011

Encontro sobre o ensino de Arte Contemporânea

A Cortez Editora, Ana Mae Barbosa e a Universidade Anhembi Morumbi convidam para o: ‘Encontro sobre o Ensino da Arte Contemporâneo’
 
RIO 24/5/2011 MAM 18.00h
São Paulo
05/05/2011 (Quinta-feira)

O evento, com organização de Ana Mae Barbosa, tem como objetivo discutir as mais atuais abordagens metodológicas do Ensino da Arte tendo como referência o lançamento do livro Abordagem Triangular no Ensino das Artes e das Culturas Visuais*, publicado pela Cortez Editora.

Programação completa

Das 14h às 15h30: Abertura (Mesa 1)
Palestra sobre ‘A abordagem Triangular e o Ensino da Arte’, com coordenação de Adriana Valese, Diretora da Escola de Arte, Arquitetura, Moda e Design Universidade Anhembi Morumbi. Com participações de: Rita Bredariolli da UNESP/SP, com o tema ‘Choque e formação: sobre a origem de uma proposta para o ensino da Arte’; Regina Machado da ECA/USP, que falará ‘Sobre Mapas e Bússolas: apontamentos a respeito da Abordagem Triangular’; e Ana Mae Barbosa da CAP/ USP e Mestrado em Design, Arte, Moda e Tecnologia Universidade Anhembi Morumbi, com o tópico ‘A Cultura Visual e o Design Thinking’.


Das 16h às 18h (Mesa 2)
Palestra sobre ‘A importância das intervenções pessoais e culturais nas abordagens metodológicas’, com coordenação de José Minerini Neto, Coordenador do Curso de Artes Visuais com ênfase em Novas Mídias da Universidade Anhembi Morumbi. Com participações de: Mirtes Marins, Coordenadora de Mestrado das Faculdades Santa Marcelina, com o tópico ‘História como estratégia: uma apropriação da Abordagem triangular para uma educação não conformista’; Eduardo Mosaner Jr, Petra Sanchez e Norberto Stori, todos professores da Universidade Mackenzie, que falarão sobre ‘Propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado’; Isabel Marques, diretora do Instituto Caleidos, que comentará o tema ‘De tripé em tripé: o caleidoscópio do ensino da dança’; e Jofre Silva, da Universidade Anhembi Morumbi, com o tema ‘O mestrado em Design, Arte, Moda  e Tecnologia’. **Nesta atividade serão fornecidos certificados de presença.


Às 18h30
Café do Lançamento do livro ‘Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais’, editado e publicado pela Cortez Editora, com organização de Ana Mae Barbosa e Fernanda Pereira da Cunha. **O evento é aberto aos interessados sem necessidade de reservas.

Ficha Técnica:
O que: Encontro sobre o Ensino da Arte Contemporâneo
Quando: 05/05/2011 (quinta-feira)
Onde: Universidade Anhembi Morumbi – Auditório Campus Av. Paulista
(Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista, 14º andar – Bela Vista - 01310-200 - São Paulo - SP)
Capacidade de participantes: 200 pessoas
Investimento: Gratuito
Informações: (11) 3293-1742
Realização: Anhembi Morumbi / Cortez Editora
Apoio: CNPq

* Abaixo conheça mais sobre o livro e temas abordados

A Abordagem Triangular: da Educação Infantil à Cultura Visual

A Abordagem Triangular foi divulgada com o nome de Metodologia Triangular em 1991. Passados quase 20 anos, este livro traz as pesquisas principais pesquisas, discussões, teorias em torno deste tema: além de capítulos ou artigos sintetizando teses, dissertação e monografia, procurou-se também incluir relatos de experiências e artigos que teorizem, trabalhem ou discutam a Abordagem Triangular em qualquer área de conhecimento.

Este livro apresenta 27 textos estruturados em quatro partes, os quais interpretam diferentemente a triangulação fazer, leitura da imagem, da obra ou do campo de sentido da Arte e a contextualização. Essa pesquisa foi realizada porque a profa. Ana Mae tem recebido nos últimos tempos e-mails de todo o Brasil e do exterior de jovens pesquisadores que, trabalhando com a Abordagem Triangular, querem se assegurar acerca dos seus processos de trabalho e perguntam sobre detalhes metodológicos e conceituais.

A Proposta Triangular é uma abordagem em processo, em contínua mudança, por ser uma perspectiva cuja gênese epistemológica se alicerça em seu caráter essencialmente contextual, para o desenvolvimento da identidade cultural e da cognição/percepção. Dada a sua gênese contextual, a Proposta Triangular perfaz uma rede sistêmica, por isto, viva, orgânica e, portanto, pulsante.

Ana Mae diz: “A contextualização é ação inteligível que contribui para a produção de sentido da imagem. A produção de sentido afetiva e intelectiva dos múltiplos agentes que participam dos processos da  comunicação social denominado Arte é situada, caso contrário teremos uma política de controle do imaginário”.

E nos surpreendemos ao chegar à conclusão de que só nos últimos dez anos é que foram produzidas as melhores interpretações da Abordagem Triangular no que diz respeito à contextualização, sendo as mais complexas as que se referem ao contexto cultural. Assim, Ana Mae nos adverte: “Depois do retorno da Arte à vida, como pode haver análise crítica sem análise do contexto?” Este livro, além de preencher a lacuna sobre as modificações operadas na Abordagem Triangular do ponto de vista do contexto, da conceituação e da pratica nos últimos vinte anos, amplia sua ação e sua significação cultural. (Fernanda Pereira da Cunha)

Ficha Técnica:
Título: Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Cultura Visuais
Autores: Ana Mae Barbosa e Fernanda Pereira da Cunha (orgs)
Editora: Cortez Editora
N. páginas: 463
Preço de referência: R$ 63,00.


Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Jornalistas: Marilu G. do Amaral e Carina Gonçalves
Fone: (11) 2991-2934 - e-mail: imprensa@cortezeditora.com.br
Cortez Editora - Fone: (11) 3611-9616 - cortez@cortezeditora.com.br

Um comentário: