Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MAST - Encontro com a História 2011

Encontro com a História 2011 debate
Ciência no Mundo Contemporâneo

 
A Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove, de março a novembro, o ciclo de palestras “Encontro com a História”. O tema de 2011 é “A Ciência no Mundo Contemporâneo”. Nos dias 14 e 16 de junho, o Museu recebe Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Luciano Figueiredo, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e editor da Revista de História da Biblioteca Nacional. As palestras são gratuitas e acontecem no auditório do MAST, na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão.

No dia 14 de junho, às 14 horas, o pesquisador Marcos Dantas, da UFRJ, fará a palestra “Globalização, Democracia e Desenvolvimento Científico: A Revolução das Comunicações e o Papel da Internet”. Dantas falará sobre a origem da internet, seu desenvolvimento e sua influência no meio científico e político.

“A internet veio sendo cada vez mais colonizada pelo investimento financeiro, dando origem a conflitos entre os interesses comerciais, que visam lucro, e uma grande comunidade comprometida com os ideais de uma rede aberta e radicalmente democrática”, explica Dantas.

Luciano Figueiredo quer mostrar as diferenças entre divulgação científica e popularização da ciência, abordando História como uma disciplina com pouca tradição de divulgação. Segundo ele, a revista Nossa História, lançada em 2003, teve o papel fundamental para o aumento da divulgação da disciplina.

“Jornalistas fazem a popularização da ciência. Divulgação Científica é de responsabilidade dos historiadores. História, como qualquer disciplina acadêmica, tem controle de qualidade, pré-requisitos que devem ser respeitados. Historiador não pode explorar o bizarro”, explica Luciano Figueiredo.

Encontro com a História

O Encontro com a História acontece no MAST com transmissão em tempo real pelo website www.mast.br. A série começou em 1998 como Seminários Internos do antigo Departamento de Pesquisa do Museu de Astronomia. A partir de 2002, estes seminários foram abertos ao público e, já com o nome atual, passaram a debater resultados recentes de pesquisas acadêmicas.

Segundo Ana Lucia Villas Boas, coordenadora do evento, o tema de 2011, “A Ciência no Mundo Contemporâneo”, pretende “abordar temas científicos atuais de grande relevância, afim de esclarecer diversos públicos, divulgar, informar e discutir questões relativas ao conhecimento científico que possam ser úteis a sociedade, além de ampliar a formação da consciência cidadã e histórica”.
.
Serviço
Museu de Astronomia e Cinências Afins- MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 3514-5200

Nenhum comentário:

Postar um comentário