Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

terça-feira, 9 de outubro de 2012

III Jornada Republicana Museu, Patrimônio, Memória e Educação


III Jornada Republicana
Museu, Patrimônio, Memória e Educação
Dia 30 de outubro de 2012 (terça-feira)
A configuração dos museus a partir da modernidade tem destacado o seu papel educacional. Diferentes projetos políticos, pedagógicos e poéticos têm sido acionados por diferentes museus. O diálogo entre educação, comunicação, memória, patrimônio, preservação e museu, a partir do exame de teorias e práticas desenvolvidas na contemporaneidade, está no centro dos interesses da III Jornada Republicana.




Coordenação: Kátia Regina de Oliveira Frecheiras – Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, especialista em Educação em Museus e pesquisadora do Museu da República/IBRAM.

1ª. Mesa Redonda – das 10h às 12h
Mediador: Normanda Freitas ­– Pedagoga e Assessora Técnica do Museu da República

Paulo Rogério Marques Sily – Doutor em Educação. Casa de Ciência, Casa de Educação: Ações educativas do Museu Nacional (1818-1935) (UERJ).

Jorge Antônio Rangel Fidel – Doutor em EducaçãoA Musealização da Educação na Antropologia de Edgard Roquette-Pinto no Museu Nacional do Rio de Janeiro. (1905-1936). (USP).

Marcele Regina Nogueira Pereira – Mestre em Museologia e PatrimônioEducação Museal. Entre dimensões e funções educativas: análise da 5ª Seção de Assistência ao Ensino de História Natural do Museu Nacional (UNIRIO).


2ª. Mesa Redonda – das 14h às 16h
Mediadora: Kátia Regina de Oliveira Frecheiras

Carina Martins Costa - Doutora em História, Política e Bens Culturais. Uma Arca das Tradições: educar e comemorar no Museu Mariano Procópio (FGV).

Cristina Laclette Porto - Doutora em Psicologia. Álbuns de retratos, infâncias entrecruzadas e cultura lúdica: Memória e fotografia na Brinquedoteca Hapi (PUC-Rio).

Magaly Cabral – Diretora do Museu da República e Mestre em EducaçãoA Lição das Coisas (ou Canteiro de Obras) através de uma metodologia baseada na educação patrimonial (PUC-Rio).

Museu da República½ Rua do Catete, 153½Rio de Janeiro ½RJ
Tel.: 3235.5124 ½mr@museus.gov.br
Local: Espaço Multimídia. Vagas limitadas. Distribuição de senhas 20 min. antes

Nenhum comentário:

Postar um comentário