III Jornada Republicana
Museu, Patrimônio, Memória e Educação
Dia 30 de outubro de 2012 (terça-feira)
A configuração dos museus a partir da modernidade tem destacado o seu papel educacional. Diferentes projetos políticos, pedagógicos e poéticos têm sido acionados por diferentes museus. O diálogo entre educação, comunicação, memória, patrimônio, preservação e museu, a partir do exame de teorias e práticas desenvolvidas na contemporaneidade, está no centro dos interesses da III Jornada Republicana.
Coordenação: Kátia Regina de Oliveira Frecheiras – Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, especialista em Educação em Museus e pesquisadora do Museu da República/IBRAM.
1ª. Mesa Redonda – das 10h às 12h
Mediador: Normanda Freitas – Pedagoga e Assessora Técnica do Museu da República
Paulo Rogério Marques Sily – Doutor em Educação. Casa de Ciência, Casa de Educação: Ações educativas do Museu Nacional (1818-1935) (UERJ).
Jorge Antônio Rangel Fidel – Doutor em Educação. A Musealização da Educação na Antropologia de Edgard Roquette-Pinto no Museu Nacional do Rio de Janeiro. (1905-1936). (USP).
Marcele Regina Nogueira Pereira – Mestre em Museologia e Patrimônio. Educação Museal. Entre dimensões e funções educativas: análise da 5ª Seção de Assistência ao Ensino de História Natural do Museu Nacional (UNIRIO).
2ª. Mesa Redonda – das 14h às 16h
Mediadora: Kátia Regina de Oliveira Frecheiras
Carina Martins Costa - Doutora em História, Política e Bens Culturais. Uma Arca das Tradições: educar e comemorar no Museu Mariano Procópio (FGV).
Cristina Laclette Porto - Doutora em Psicologia. Álbuns de retratos, infâncias entrecruzadas e cultura lúdica: Memória e fotografia na Brinquedoteca Hapi (PUC-Rio).
Magaly Cabral – Diretora do Museu da República e Mestre em Educação. A Lição das Coisas (ou Canteiro de Obras) através de uma metodologia baseada na educação patrimonial (PUC-Rio).
Museu da República½ Rua do Catete, 153½Rio de Janeiro ½RJ
Local: Espaço Multimídia. Vagas limitadas. Distribuição de senhas 20 min. antes
Nenhum comentário:
Postar um comentário